Mato Grosso, Ter�a-Feira, 30 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat concede entrevista a Rádio Portuguesa
Reconhecimento
Professora da Unemat concede entrevista a Rádio Portuguesa
16/10/2009 15:15:08
por Coordenadoria de Comunicação Social

No dia 18 de outubro de 2009, às 17 horas (horário local de Lisboa), será veiculada entrevista concedida pela Profa. Dra. Gislaine Aparecida de Carvalho – via telefone – ao repórter Miguel Roque Dias, da Rádio Antena 2 do grupo Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

 Recentemente, Gislaine Aparecida de Carvalho e Albano Dalla Pria, ambos professores do Câmpus Universitário de Alto Araguaia receberam o aceite do trabalho intitulado Português Europeu: língua de sujeito nulo?, inscrito para apresentação no XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingüística. O evento acontecerá de 22 a 24 de outubro de 2009, na Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal.

 Com base em amostras de fala de 10 localidades do território português, o trabalho demonstra que a realização do sujeito na fala do português europeu, tradicionalmente descrito como língua de sujeito nulo devido ao recorrente apagamento do sujeito em algumas localidades, aproxima-se da realização do sujeito no português brasileiro, uma vez que se verificou também a sua realização na fala de moradores dessas mesmas localidades tal como ocorre no português brasileiro não-padrão.

 A entrevista concedida pela Profa. Gislaine deve-se ao interesse que o trabalho acima mencionado suscitou tanto na impressa de Portugal, quanto na comunidade científica internacional. O trabalho dos pesquisadores da UNEMAT de Alto Araguaia divulga, junto à comunidade européia, o nome da UNEMAT, da cidade de Alto Araguaia, do Estado de Mato Grosso e de seus Pesquisadores.

 Os brasileiros poderão acompanhar a entrevista pela internet, acessando o site da Rádio Antena 2 do grupo Rádio e Televisão de Portugal (RTP) através do link: http://ww1.rtp.pt/wportal/popups/player.php?canal=2.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada